Chave de Prata
Missão: A nossa Missão é criar ligações intergeracionais únicas!

Descrição do Projeto

O Projeto "Chave de Prata" vem definir medidas de intervenção dentro daquilo que são os objetivos dos Contratos Locais de Segurança (CLS), nomeadamente ao nível do combate das vulnerabilidades sociais existentes no Bairro de Santos/Rego. Através de um trabalho de identificação e intervenção com os idosos em risco de isolamento no Bairro, realizado pela equipa social da ANADIC e dos seus parceiros locais, promove-se um contato intergeracional e uma intervenção direta com crianças, jovens e idosos, promove-se uma maior coesão da comunidade, uma diminuição dos comportamentos de risco, uma maior segurança local, uma diminuição do isolamento social, tantos nos idosos, como nos jovens que estão em risco de marginalidade, devido aos comportamentos desviantes como abandono escolar, absentismo, consumos, gravidez na adolescência.

Objetivos


- Aumentar a auto estima das pessoas idosas e contribuir para um processo de envelhecimento com qualidade. 
- Combater o isolamento das pessoas idosas, utilizando as suas experiências de vida como exemplo de aprendizagens para os mais novos, bem como o processo inverso, ou seja, valorizar as competências das crianças e jovens que possam ser ensinadas às pessoas de idade avançada.
- Diminuir os fatores de risco associados às crianças/ jovens ao nível da desocupação, dificuldades escolares, comportamentos desviantes. 
- Promover a percepção de segurança no bairro com a aproximação das gerações. - Promover maior inclusão dos migrantes e facilitação do processo de legalização através de informação e encaminhamento.

 

Território de Implementação

Bairro de Santos/Rego. Freguesia das Avenidas Novas, Lisboa

Destinatários

Pessoas idosas, crianças e jovens

Medidas/ Áreas de Intervenção

- Contato Intergeracional
- Segurança
- Desenvolvimento seguro e saudável

- Igualdade étnica e cultural

- Apoio à imigração

Actividades 

Atividades intergeracionais artísticas e culturais que envolvam a música, as culinária, as artes plásticas, o teatro, a escrita, Convívios e passeios intergeracionais, ações de sensibilização sobre o envelhecimento e a segurança, atividades de divulgação e inclusão dos imigrantes, dinâmicas interculturais.

Entidades


Promotora/ Gestora – Associação Nacional de Apoio ao Desenvolvimento, Investigação e Comunidade (ANADIC);


 

Parceiros: Câmara Municipal de Lisboa; PSP - Polícia de Segurança Pública da Kunta de Freguesia de Avenidas Novas, Paróquia Nª Sra. de Fátima e Rotary Club Centennarium;
 

Promovido por – MAIBairro, Contratos Locais de Segurança;
 

Financiado por – Ministério da Administração Interna;

Contatos

Morada: Rua Augusto Abeleira, Nº 12 Loja 
Bairro de Santos/Rego, 1600-069 Lisboa

Telemóvel: 919 787 909

E-mail: anadic.lisboa@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/anadic 

Entre em contato:
(+351) 919 787 909 

Encontre-nos:
Alameda D. Afonso Henriques, Nº27,

1º Direito, 1900-180, Lisboa